fbpx

Por que devo contratar uma empresa de administração de condomínios?

Por que devo contratar uma empresa de administração de condomínios?

Um condomínio é um espaço com demandas complexas e que exigem um empenho administrativo contínuo. É preciso ter conhecimento em diversas áreas, além da habilidade para lidar com moradores e funcionários de forma harmônica. Por envolver responsabilidades de tantas áreas, a melhor solução é contar com os serviços de uma empresa de administração de condomínios.

Ela oferece todo o suporte necessário para questões financeiras, jurídicas e administrativas. Ao assumir funções estratégicas, atua como o braço direito do síndico e torna a gestão mais eficaz e transparente.

A seguir, você descobrirá os principais benefícios de contratar uma empresa profissional desse ramo. Acompanhe!

Serviço especializado

Uma empresa de administração de condomínios conta com uma equipe especializada em diversas áreas que são necessárias para uma gestão eficiente. São profissionais com conhecimento e experiência em todas as questões burocráticas, legais, financeiras, administrativas e de gestão de pessoal.

Ao oferecer serviço personalizado, o síndico terá todo o auxílio necessário para executar suas funções da maneira mais correta possível, tornando sua gestão mais tranquila, segura e produtiva.

Redução de custos

Outra grande vantagem da contratação de uma administradora de condomínios é a redução de custos. Além de indicar prestadores de serviço e fornecedores, uma Administradora de Condomínios auxilia o síndico a otimizar os contratos, além de dar apoio na pesquisa e análise de orçamentos, consumo consciente de água e luz, dentre outros.

Aliás, grande parte das despesas é em virtude da falta de manutenção preditiva, que é outro ponto tratado por esse tipo de empresa. Ao mantê-la em dia, evitam-se custos maiores com reparos, além de garantir a segurança, conforto e qualidade de vida dos moradores e funcionários.

Diminuição de riscos de multas e penalidades

Por ter conhecimento e expertise em assuntos trabalhistas, contábeis, jurídicos e fiscais, a administração feita por uma empresa profissional evita ônus ocasionados por multas com prefeituras, Estado ou Governo Federal.

Acumular tais despesas afeta negativamente o orçamento do condomínio e, ainda, prejudica a imagem do local. Isso é muito importante não só para o síndico, que é o responsável pelo condomínio, como também para os moradores que não serão surpreendidos negativamente por taxas ou outras penalidades.

Aumento da produtividade

Além de contar com o síndico, o condomínio terá uma gestora especializada para orientar e motivar os funcionários, fazendo com que o índice de produtividade aumente. Com isso, o clima organizacional é mais saudável e tranquilo, o que é fundamental para minimizar as chances de processos trabalhistas.

A empresa pode também fazer a seleção e recrutamento de novos colaboradores, identificando os melhores profissionais para as vagas.

Da mesma forma, otimizará o trabalho do síndico, que terá mais tempo para se dedicar de maneira efetiva a outros assuntos, como organização das assembleias, garantir que sejam cumpridas as normas do regimento interno, mediação de alguns conflitos, zelo pelas áreas comuns, entre outros.

Controle de inadimplentes

A inadimplência de alguns condôminos é considerada um dos maiores desafios enfrentados pelos síndicos. Além de ser uma tarefa um tanto desagradável, há leis que devem ser seguidas para efetuar a cobrança da melhor maneira possível.

A administradora de condomínios realizará essa função da maneira correta, sem que o condômino encare esse processo como uma ofensa e sem que haja constrangimento para o síndico.

Assessoria jurídica

Muitas questões legais envolvem a administração de um condomínio, como elaboração e análise de contratos e documentos, cobranças de inadimplentes, ações trabalhistas, entre outras. Ao contar com os serviços de uma empresa de gestão, haverá um profissional da área para atuar tanto como consultor quanto como administrador de tais questões.

Isso é fundamental para assegurar ao condomínio todo o resguardo legal necessário, bem como para evitar problemas de ordem judicial.

Representação do condomínio em órgãos públicos

Muitas vezes o síndico conta com uma vida profissional que vai além de suas atribuições no condomínio, que já demanda muitos compromissos. Então, encontra dificuldades em cumprir com as obrigações junto aos órgãos públicos.

Uma empresa de administração de condomínios representará o síndico e será a responsável pelo atendimento de todas as exigências legais.

Transparência na gestão

Uma gestão eficaz precisa ter transparência. Uma empresa de administração de condomínios cuidará da melhor forma de todos os aspectos que envolvem a gestão financeira, fiscal, jurídica e departamento pessoal.

Assim, elaborará demonstrativos e relatórios para serem apresentados aos moradores nas assembleias, permitindo que fiquem bem informados sobre o funcionamento do local e que tomem as melhores decisões nas votações. Os profissionais poderão fazer parte de reuniões e assembleias para esclarecer todas as possíveis dúvidas e para disponibilizar a redação das atas.

Contratar uma empresa do ramo é essencial para que o síndico realize uma boa gestão. Afinal, a empresa oferecerá praticidade no gerenciamento das contas, prestará assessoria e consultoria em todas as questões da administração, realizará cobranças, fará a prestação de contas e cuidará do departamento pessoal do condomínio.

Ela mantém a burocracia em ordem, realinha e controla o orçamento e, ainda, resolve pendências legais com o objetivo de dar mais credibilidade e profissionalismo à gestão.

Para isso, é preciso contratar uma empresa séria, sólida e de confiança, como a Conac Imóveis, que é registrada em todos os órgãos necessários para realizar o serviço com excelência, como:

  • Secovi: Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais;
  • Abadi: Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis;
  • Creci: Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

É importante ressaltar que a Conac Imóveis também conta com a certificação Procondo (Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial), pois cumpre com os 150 requisitos exigidos relacionados às áreas de gestão jurídica, financeira e de pessoas.

Portanto, contratar uma empresa de administração de condomínios beneficia todos: o síndico, que poderá se dedicar melhor a outras questões do empreendimento, os moradores, que terão mais tranquilidade e segurança com relação ao funcionamento do local e, por fim, os colaboradores, que trabalharão em um ambiente organizado e produtivo.

Quer melhorar a gestão do seu condomínio? Então, entre em contato com a Conac Imóveis e saiba como podemos ajudar!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *